Um olhar sobre Setúbal

terça-feira, janeiro 01, 2008

Brancanes

Setúbal, domingo

Meu Caro Amigo

Não demorem a sua vinda aqui porque não sabem o que os espera. Brancanes é um paraíso. Tenho um terraço sobre um vale de laranjais, com uma plateia de montes em frente. S. Luís, Palmela e outros. Excede tudo, meu amigo. Há o terraço sobre a igreja de onde se domina Setúbal e todo o Sado: é deslumbrante. Depois árvores verdadeiras e não os «fac-símiles» pistóporos e eucaliptos da mata de Cascais. Obra de frades. O Convento é enorme; na casa que habito cabia um regimento, na sala em que lhe escrevo, aloja-se uma comunidade. Venham depressa. Para vir comboio às 4,30 para voltar daqui às seis horas. Bem agora o luar, e estes terraços, estes montes à noite serão de enlouquecer.

Um abraço do seu
Ex-corde
Oliveira Martins

Carta escrita, no início de Julho de 1894, por Oliveira Martins (30-04-1845 – 24-08-1894) a Henrique de Barros Gomes, durante a sua estadia em Brancanes, Setúbal.

Etiquetas:

3 comentários:

  • Onde poderemos encontrar esse documento? Obrigado

    By Anonymous Anónimo, at 21:12  

  • Está transcrita na última obra de Oliveira Martins, O Príncipe Perfeito.

    By Blogger ac, at 07:50  

  • e agora que laranjais já não existem, e que a vista já não deve ser tão fabulosa, eis que se destrói o que resta, o edifício, que dará lugar ao que parece a um hotel.

    By Blogger Unknown, at 15:51  

Enviar um comentário

<< Home